segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Amor pela arte de reciclar

Desde muito tempo sou apaixonada pelo artesanato, desde a epoca de colégio que venho fazendoa arte iniciei com o crochê, hoje faço artesanato com varias tecnica. Por ultimo estoou pesquisando e fazendo trabalhos com material reciclados, tais como: latas, garrafa pet. caixa de leite, e principalmente com retalho e tecido de forma geral. Não tenho muito tempo para dedicar-me ao artesanato só faço nas hora de folga, muito prazeroso. Estou disposta a receber e repassar o que sei.
Hoje a reciclagem é uma preocupação com o meio ambiente além de usando a criatividade podemos fazerbelos trabalho e com isso ajudano o planeta.
Reciclar Vidro
O vidro é obtido pela fusão de componentes inorgânicos a altas temperaturas, e resfriamento rápido da massa resultante até um estado rígido, não-cristalino.
O processo de produção do vidro do tipo sodacal utiliza como matérias-primas, basicamente, arreia, barrilha, calcário e feldspato. Um procedimento comum do processo é adicionar-se à mistura das matérias-primas cacos de vidro gerados internamente na fábrica ou adquiridos, reduzindo sensivelmente os custos de produção.
O vidro é um material não-poroso que resiste a temperaturas de até 150°C (vidro comum) sem perda de suas propriedades físicas e químicas. Esse fato faz com que os produtos possam ser reutilizados várias vezes para a mesma finalidade.
A reciclagem de vidro significa enviar ao produtos de embalagens o vidro usado para que este seja reutilizado como matéria-prima para a produção de novas embalagens.
O vidro é 100% reciclável, não ocorrendo perda de material durante o processo de fusão. Para cada tonelada de caco de vidro limpo, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Além disso, cerca de 1,2 tonelada de matéria-prima deixa de ser consumida.
Além da redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza, a adição do caco à mistura reduz o tempo de fusão na fabricação do vidro, tendo como conseqüência uma redução significativa no consumo energético de produção. Também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários.
Extraido do Site: http://www.compam.com.br